Esses dados revelam um crescimento exponencial desse setor, e portanto, muitas oportunidades para profissionais de dados, incluindo analistas de dados. De acordo com um relatório do Market Research Report, a expectativa de crescimento do mercado de análise de dados é de US$7.03 bilhões em 2023 para US$303.4 bilhões até 2030. De acordo com a pesquisa State of Data 2021, a remuneração dos profissionais da área de dados aumentou significativamente entre 2019 e 2021, com um aumento médio de cerca de 40%.
– Preparar relatórios para liderança executiva que comuniquem efetivamente tendências, padrões e previsões usando dados relevantes. Quatro tipos de análise de dados se complementam para agregar valor crescente a uma organização. Aqui, você aprende as melhores práticas, explora projetos do mundo real e constrói uma base sólida para a sua carreira, além de poder, estudar quando e onde quiser com as aulas em modelo EAD e os materiais em PDF. Geralmente, o escopo do trabalho do analista é mais limitado em comparação ao cientista de dados, e está voltado para tarefas de análise de elementos operacionais do dia a dia. O principal objetivo deste profissional é não apenas fornecer informações descritivas, mas também criar modelos e algoritmos que possam prever eventos futuros, automatizar processos e fornecer recomendações baseadas em dados. Como dissemos, na área de saúde, por exemplo, ele pode trabalhar em hospitais, clínicas ou empresas farmacêuticas para analisar informações clínicas e realizar pesquisas médicas.
O que é análise de dados?
Um analista de dados é um profissional responsável por coletar, organizar, analisar e interpretar grandes conjuntos de dados para fornecer insights valiosos e apoiar a tomada de decisões estratégicas nas organizações. Eles desempenham um papel fundamental na extração de informações significativas dos dados brutos, permitindo que as empresas compreendam melhor os padrões, identifiquem tendências e obtenham uma visão abrangente de seu desempenho. Um data analyst pode examinar dados históricos de uma organização como vendas trimestrais, rendimentos mensais ou tráfego anual na Web e identificar tendências ou padrões pontuais. Aplicas os teus conhecimentos em análises descritivas e de diagnóstico para explicares certas ocorrências ou resultados numa empresa. Para além de compreenderes o passado, como data analyst também ajudas as organizações a fazer previsões.
Independentemente da indústria em que trabalhas, o teu trabalho consiste em recolher e interpretar dados. Por exemplo, em vendas e marketing, traduzes os números de vendas em provas tangíveis que ajudam a empresa a tomar melhores decisões. Em última análise, não há uma resposta definitiva sobre qual carreira é a melhor em tecnologia https://www.colunatech.com.br/analise-de-dados-60487/ entre cientista de dados e analista de dados. A escolha dependerá das suas habilidades, interesses, objetivos de carreira e do ambiente de trabalho que você busca. Lembre-se de que a área de análise de dados está em constante evolução, e o importante é estar disposto a aprender e se adaptar às demandas do mercado.
O que poderei fazer depois que concluir o certificado profissional?
Além disso, a demanda por analistas de dados está em constante expansão, tornando esta uma carreira com grande potencial de crescimento. Com a crescente importância dos dados na tomada de decisões, o analista de dados é um profissional muito valorizado e procurado em diversos setores e indústrias. Quando uma empresa quer determinar uma linha de ação, confia em analistas de dados para fornecerem provas de dados para os ajudar a tomar uma decisão. A utilização de análises descritivas mantém-te à frente das tendências da indústria. Como data analyst, tens de usar algoritmos complexos, métodos estatísticos e tecnologia de aprendizagem de máquinas para organizares e avaliares os dados.
Isso pode incluir a realização de análises descritivas, exploratórias, preditivas e prescritivas, dependendo dos objetivos da análise. Mais do que coletar e visualizar os dados, esse profissional precisa saber interpretar os dados, identificar tendências e extrair insights relevantes que direcionem decisões de negócios mais assertivas. A maioria das tarefas de análise de dados requer alguma habilidade em matemática e estatística. Embora não seja preciso necessariamente das habilidades matemáticas avançadas exigidas de um cientista de dados, o uso de fórmulas e operações será importante para o seu trabalho diário. Mesmo que as ferramentas estatísticas façam grande parte dos cálculos reais, o analista de dados precisará entender matemática para saber como as fórmulas estão sendo usadas e como interpretar os resultados. Para ser analista de dados é necessário entender a percepção de outros analistas de dados sobre a rotina, o mercado e as demandas da profissão.
Cerveja pode não ser a melhor opção para enfrentar calorão; entenda
Por fim, negócios do ramo do varejo usam análise de dados para melhorar o gerenciamento de estoques, personalizar recomendações de produtos, entender o comportamento do consumidor em períodos de alta demanda e otimizar estratégias de preços. Tudo isso pode ser feito em conjunto com a frente de negócio para gerar resultados substanciais. Algumas instituições de ensino, empresas e organizações oferecem bolsas específicas para cursos de ciência de dados, estatística e outras áreas afins. Além disso, é importante pesquisar as bolsas disponíveis em instituições de ensino e governamentais, que podem ser uma excelente forma de obter apoio financeiro para sua formação. Dominar essas habilidades técnicas essenciais é fundamental para se destacar como analista de dados e se tornar um especialista em extrair valor e insights a partir dos dados.
- Vamos dar uma olhada mais de perto no dia a dia de um analista de dados e o que eles fazem dentro da empresa.
- Além de seu trabalho principal, eles podem ser encarregados de se tornarem mentores para analistas de dados juniores ou até mesmo iniciantes.
- As habilidades de um Analista de Dados podem não ser tão avançadas quanto as habilidades de um Cientista de Dados, mas seus objetivos são muito semelhantes.
- Nos cursos, profissionais estabilizados no mercado estão sempre prontos para compartilharem sua expertise com estudantes.
Até em vídeos do YouTube e por meio de apostila gratuitas você consegue absorver bom conteúdo técnico que vai abrir sua mente para a Análise de Dados. Mas, o processo pode ser mais rápido, principalmente para conquistar um lugar no mercado, se você entrar em um curso online. No curso, estudantes têm os primeiros contatos com cada uma das ferramentas essenciais que serão usadas no cotidiano de trabalho.
Cursos
Essa parte do ciclo de dados, geralmente desempenhada por cientistas de dados, ajuda a prever resultados da empresa e comportamento do consumidor, por exemplo. O trabalho também consiste em acompanhar os efeitos das decisões tomadas com base nos dados. Dessa forma, pode recorrer a novas análises visando necessárias mudanças de rota, ou simplesmente para entender curso de analista de dados se as decisões sugeridas eram as melhores diante do cenário. Analistas de dados precisam ter a qualificação para desenvolver relatórios que abranjam departamentos da empresa, apontando KPIs que merecem destaque e métricas relevantes. Profissionais dessa área também devem saber como aplicar esse conteúdo em tabelas, gráficos, mapas e outros formatos.
- Logo, esse conteúdo é também resultante de atividades e ações, o que faz com que a mensuração de métricas e o monitoramento de KPIs sejam relevantes.
- Um analista de dados pode trabalhar em uma ampla variedade de setores e organizações, em que haja a necessidade de lidar com grandes volumes de dados.
- É interessante pensar que quem se capacita como analista de dados não precisa trabalhar apenas em cargos com esse nome.
- De acordo com a pesquisa State of Data 2021, a remuneração dos profissionais da área de dados aumentou significativamente entre 2019 e 2021, com um aumento médio de cerca de 40%.